Novidades Profauna

17/11/2017 12:00

PROFAUNA participa de congresso sobre animais no Ministério Público de SP


 Dimas Marques durante sua apresentação no evento

Começou ontem, na capital paulista, o III Encontro Nacional do Ministério Público de Proteção à Fauna. O evento foi organizado pelo Grupo Especial de Combate aos Crimes Ambientais e de Parcelamento Irregular do Solo (Gecap) do Ministério Público de São Paulo, juntamente com a Escola Superior do Ministério Público (ESMP) e a Associação Paulista do Ministério Público. Representando o PROFAUNA – Proteção à Fauna e Monitoramento Ambiental, o coordenador Técnico e de Comunicação Social, Dimas Marques, falou sobre o ativismo político na defesa da fauna e da importância de acompanhar as atividades dos representantes do Legislativo e do Executivo.

Dimas participou do painel com o tema Riscos e Desafios, aberto pela diretora Executiva da ONG Freeland Brasil, Juliana Machado Ferreira, que falou sobre o problema do tráfico de animais. Na sequência, Dimas Marques destacou a importância de os profissionais e militantes que atuam na defesa da fauna silvestre se organizarem para agir politicamente, acompanhando e pressionando legisladores e órgãos da administração pública. A participação do PROFAUNA em coletivos de ação política, como a Aliança Pró Biodiversidade e o GAPTrafi - Grupo de Ação Política de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres, foi destacada.

A promotora de Justiça Vania Maria Tuglio, do Gecap do Ministério Público do Estado de São Paulo, encerrou o painel e pontuou os diversos problemas e inconsistências do PL da Caça. O órgão irá divulgar uma nota técnica em que se manifestará contrário ao projeto que pretende, entre outros objetivos, legalizar as caças esportiva e comercial no Brasil.

O deputado federal Nilto Tatto​ (PT-SP), que preside a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados e pe relator do PL da Caça nessa Comissão, não pode comparecer por estar na Alemanha acompanhando a Conferência do Clima, a COP 23. Ele enviou uma declaração em vídeo reafirmando ser contra o projeto de Valdir Colatto e apontando inúmeros problemas da proposta do parlamentar ruralista.


Postado por PROFAUNA às 17/11/2017 12:00



Deixa seu comentario

Este projeto te interessa? Você pode colaborar conosco e solicitar mas informações. Entre em contato e saiba como ajudar.

Denuncie

O combate ao tráfico de animais silvestres é responsabilidade de todos nós e não apenas dos órgãos de fiscalização do poder público. Toda a sociedade tem de se envolver nessa luta! Sua omissão contribui para que animais continuem sendo vítimas dos traficantes. Saiba como denunciar e o que você pode fazer para ajudar.

Parceiros

Ajude o PROFAUNA

O PROFAUNA desenvolve diversos projetos para conservar a biodiversidade brasileira, com destaque para o combate ao tráfico de animais silvestres. A luta por um mundo mais justo, que respeita as diferentes formas de vida depende de todos nós. Sua participação nessa luta é muito importante!
Saiba como colaborar com nosso trabalho.